Bolo de Rolo
Por Bru Calderon
Eu conheci há alguns anos atrás, em uma viagem para o Nordeste, me apaixonei e nunca mais larguei 🙂
Esse famoso bolo é um doce brasileiro típico de Pernambuco. A massa é feita de farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar e é enrolada com uma camada de goiabada derretida, como um rocambole, mas fatias bem fininhas e várias delas, dando um aspecto simplesmente lindo e um sabor característico.
A origem é atribuída aos portugueses e por lá a receita é chamada de colchão de noiva. Em Portugal, a versão original levava um recheio de amêndoas, adaptado por aqui na época do engenho com um sabor tropical, utilizando-se a goiaba, fruta abundante na Zona da Mata e sempre dosada com muito açúcar.
E esse doce é tão importante que foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, bacana né?!
Hoje já encontramos com mais facilidade os tradicionais Bolos de Rolo vindo diretamente de Pernambuco para comprar em padarias e empórios, mas se não conseguir localizar, deixo aqui uma receita para reproduzir em casa essa maravilha cheia de sabor e história pra contar!
INGREDIENTES
- 250 g de açúcar
- 250 g de manteiga sem sal
- 5 ovos
- 250 g de farinha de trigo
- ½ lata de goiabada derretida em um pouco de água
MODO DE PREPARO
Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.
Agora bata o açúcar e a manteiga. Junte as gemas, uma por vez, e acrescente as claras em neve. Em seguida, despeje toda a farinha peneirada e misture tudo delicadamente.
Divida essa massa em duas partes e asse uma delas em assadeira quadrada e com as bordas baixas, untada com manteiga e trigo e em forno pré aquecido a 180°. Quando o bolo estiver dourado, retire do forno e desenforme ainda quente. Coloque o bolo sobre uma toalha polvilhada com açúcar.
Rapidamente passe a goiabada derretida por toda a superfície do bolo e enrole-o imediatamente, com cuidado mas firmeza.
Agora leve a outra metade da massa para assar e repita os demais procedimentos para seu Bolo de Rolo!
RENDIMENTO
1 bolo de rolo
DICAS
É importante que a textura de sua goiabada esteja cremosa e não tão liquida para evitar umedecer muito a massa e deixá-la quebradiça.
A temperatura do forno é muito importante, asse a 180° e quando retirar, desenforme imediatamente evitando que a massa seque e tenha dificuldades para enrolar.