Bru Calderon

Bolo de Fubá Cremoso

Bolo de Fubá Cremoso

O bolo de fubá é uma das receitas mais gostosas da culinária brasileira tradicional. Ele é um dos símbolos do interior do nosso país e sempre agrada todo mundo, principalmente para acompanhar um cafezinho passado na hora.

A receita do bolo de fubá é simples e hoje em dia é recheada de variações, com acréscimo de goiabada, doce de leite, clássico ou cremoso. Eu particularmente adoro a versão cremosa, esta da receita daqui do post. O bolo fica macio, molhadinho e muito saboroso.

Pois bem, o bolo de fubá tradicional é uma receita originalmente brasileira, com surgimento antigo e sem precisão de data e local, a receita foi disseminada Brasil afora pelos tropeiros e acabou ganhando o país todo.

O fubá é uma farinha de milho fininha que era muito utilizada na época do Brasil colônia pois a farinha de trigo era extremamente cara, naquela época importante de Portugal. O fubá passou a ser o seu substituído, sendo colocando em diversos pratos e inclusive em bolos, tenho aí seu surgimento.


INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 4 xícaras de leite
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de fubá
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 150 gr de coco ralado

MODO DE PREPARO

Parece mentira até, mas é só colocar tudo no liquidificador e bater por alguns segundos. Só isso. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar por 40 minutos.

O único detalhe é que você vai precisar esperar o bolo esfriar para servir, como ele é cremoso sairá do forno um pouco mole ainda no meio, então aguarde esfriar e pode servir que ele terá endurecido um pouco e estará cremoso!

RENDIMENTO

1 bolo

DICAS

Muitas pessoas substituem o coco por queijo ralado. Fica uma delícia também, vai do seu gosto utilizar o ingrediente que mais te agrada.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: